MUNDO


Maioria dos norte-americanos desaprovam operações do ICE, aponta pesquisa

Levantamento da AP-NORC indica que 60% dos eleitores consideram que ações do governo Trump contra imigrantes ultrapassaram limites

Foto: Alan Santos/Presidência da República do Brasil

 

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) pela AP-NORC mostra que a maioria dos eleitores dos Estados Unidos é contrária às operações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). Segundo o levantamento, 60% dos entrevistados afirmam que o presidente Donald Trump “foi longe demais” na repressão à imigração em diversas cidades do país, refletindo insatisfação com a condução das ações federais.

O estudo também aponta um cenário de forte polarização política. Cerca de 30% dos entrevistados afirmam que os republicanos lidam melhor com a questão migratória, enquanto outros 30% dizem que os democratas seriam mais eficazes. Além disso, 30% avaliam que nenhum dos dois partidos conduziu bem a política de imigração, e 10% consideram que ambos tiveram desempenho semelhante.

A rejeição às operações se intensificou após ações em Minneapolis, que resultaram na morte de dois cidadãos americanos durante intervenções de agentes federais. Diante das críticas e dos protestos, o governo anunciou a retirada de 700 agentes do ICE de Minnesota e informou a adoção de câmeras corporais para todos os agentes, como forma de ampliar o controle sobre as operações.