SENHOR DO BONFIM


Governo avalia possibilidade de estadualização de hospital no centro-norte baiano

Proposta prevê investimento de R$ 21,4 milhões, ampliação de leitos e fortalecimento da assistência em saúde

Foto: Assessoria/Serin

 

O Governo do Estado avalia a possibilidade de estadualizar o Hospital Dom Antônio Monteiro, em Senhor do Bonfim. O tema foi discutido durante um encontro realizado na tarde desta segunda-feira (9), na Câmara de Vereadores do município. O diálogo foi conduzido pelo secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e pela secretária de Saúde, Roberta Santana, com a participação de gestores municipais do território Piemonte Norte do Itapicuru.

Com a eventual estadualização, a unidade poderá passar por obras de reforma e ampliação, além da aquisição de novos equipamentos, com previsão de investimento total de R$ 21,4 milhões. Também está em estudo a ampliação da capacidade assistencial, com aumento de 32% no número de leitos, que passariam de 87 para 115, fortalecendo o hospital como referência regional. Os estudos técnicos e administrativos seguem em andamento, e novas reuniões devem ocorrer para aprofundar as análises e dar continuidade ao diálogo com os municípios envolvidos.

Segundo o secretário Adolpho Loyola, o debate extrapola os limites de Senhor do Bonfim e envolve toda a região. “Esse diálogo não impacta apenas Senhor do Bonfim, mas toda a região. Falamos sobre o fortalecimento da regionalização da saúde e da importância deste hospital como um instrumento fundamental para salvar vidas em toda a região do Piemonte Norte do Itapicuru. Dessa forma, garantimos mais segurança e qualidade de vida da população, ampliando o acesso e melhorando a qualidade dos serviços de saúde ofertados a todos”, destacou.

Para a secretária Roberta Santana, a visita ao município e à unidade hospitalar é estratégica para o fortalecimento da rede de saúde regional. “Hoje cumprimos uma agenda de diálogo, planejamento e compromisso para a saúde do município. Olhar de perto a realidade das unidades, ouvir quem faz a saúde acontecer e alinhar caminhos é o que fortalece o SUS e prepara a rede para ampliar o cuidado regional”, afirmou.

Além dos secretários de Estado e do prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior, participaram do encontro os prefeitos de Jaguarari, Antônio Nascimento; Campo Formoso, Elmo; Cansanção, Vilma Gomes; Filadélfia, Dr. André; Pindobaçu, Dr. Davi; e Antônio Gonçalves, Dudu, além de presidentes de Câmaras, lideranças políticas da região e os deputados estaduais Niltinho, Júnior Nascimento e Bobô.