POLÍTICA


Jerônimo Rodrigues participa da posse de Otto Alencar Filho como conselheiro do TCE-BA

Novo conselheiro assume a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Antônio Honorato

Foto: Joá Souza/GOVBA

 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou nesta quarta-feira (4) da cerimônia de posse de Otto Alencar Filho como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). O ato ocorreu na sede da Corte, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Otto Filho assume a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Antônio Honorato.

“Desejo uma boa gestão a Otto e que realize um trabalho guiado pelo diálogo, pela responsabilidade e pelo compromisso com o interesse público, contribuindo para o fortalecimento da gestão pública do nosso estado”, declarou Jerônimo Rodrigues.

Formado em Administração e com especializações em controladoria, estratégia e investimentos, Otto Alencar Filho foi deputado federal por dois mandatos, presidiu a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e integrou conselhos voltados ao desenvolvimento econômico. A trajetória técnica e a experiência na gestão pública foram apontadas como diferenciais para o exercício da função no Tribunal de Contas.

“É uma nova etapa da minha vida. Deixo a vida pública para assumir o desafio no Tribunal de Contas do Estado, com o mesmo objetivo de sempre: garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados para melhorar a vida das pessoas, agora de outra forma”, afirmou o novo conselheiro.

Durante a cerimônia, o presidente do TCE-BA, conselheiro Gildásio Penedo, destacou que a missão do órgão é ampliar a eficiência na aplicação dos recursos públicos e fortalecer a confiança da sociedade na gestão estatal. “Cabe ao conselheiro, conforme a Constituição Estadual e a Lei Orgânica do TCE, acompanhar a execução e a efetividade das políticas públicas, além de verificar a regularidade e a legalidade dos gastos e contratos, exigindo rigor técnico e compromisso com a transparência”, pontuou.

A atuação do Tribunal de Contas do Estado contribui para o aprimoramento da gestão pública e para assegurar que os investimentos estaduais cheguem com qualidade à população baiana, em áreas como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social.