POLÍTICA


Comissão do Senado instala grupo para acompanhar investigações sobre Banco Master

A iniciativa foi proposta pelo presidente da comissão, Renan Calheiros (MDB)

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado instalou nesta quarta-feira (4) um grupo de trabalho para acompanhar as investigações sobre irregularidades atribuídas ao Banco Master. A iniciativa foi proposta pelo presidente da comissão, Renan Calheiros (MDB).

O trabalho a ser desenvolvido prevê visitas institucionais a órgãos centrais do sistema de controle e fiscalização, como Supremo Tribunal Federal (STF), Banco Central, Tribunal de Contas da União (TCU) e Polícia Federal.

O grupo também terá poderes para convocar autoridades para depoimentos, aprovar requerimentos de informação e sugerir propostas legislativas relacionadas ao caso. A estrutura foi criada como um mecanismo permanente de acompanhamento das apurações, com atuação direta da CAE sobre os desdobramentos institucionais e regulatórios das investigações.

Do outro lado também avançam articulações para a criação de uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] e de uma comissão mista para investigar as fraudes envolvendo o Banco Master. Há pedidos protocolados na Câmara e no Congresso, mas a abertura depende da tramitação formal dos requerimentos e da leitura em sessão pelo presidente do Congresso, o que mantém a apuração dividida entre diferentes frentes no Legislativo.