POLÍTICA


Dino autoriza acareação entre Arthur Lira e José Rocha em investigação sobre emendas

Ministro do STF determinou que PF confronte versões divergentes no inquérito que apura o antigo orçamento secreto

Foto: Antonio Augusto/STF

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, autorizou a Polícia Federal a realizar uma acareação entre o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e o deputado José Rocha (União Brasil-BA) no inquérito que investiga a destinação de emendas parlamentares ligadas ao antigo orçamento secreto.

A decisão foi tomada após a identificação de versões divergentes apresentadas pelos dois parlamentares à PF sobre a indicação e operacionalização dos recursos, no âmbito da Operação Transparência, deflagrada em dezembro do ano passado.

Será a primeira vez que Arthur Lira prestará depoimento à Polícia Federal nesse inquérito, que apura possíveis irregularidades envolvendo as emendas de relator, mecanismo posteriormente proibido pelo STF por falta de transparência.

A investigação também teve como alvo a ex-assessora da Presidência da Câmara, Mariangela Fialek, conhecida como Tuca, e inclui depoimentos de outros parlamentares, com o objetivo de esclarecer responsabilidades e eventuais irregularidades na destinação dos recursos.