POLÍTICA


Ofensiva contra samba-enredo que homenageia Lula ganha nova denúncia

Segundo representação, samba-enredo e publicações da escola nas redes sociais trariam referências diretas a símbolos eleitorais

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

Em mais uma ofensiva contra o samba-enredo que homenageará o presidente Lula, a vereadora de São Paulo Cris Monteiro (Novo) protocolou uma representação no Ministério Público Federal pedindo a apuração de possível propaganda político-eleitoral antecipada no desfile da escola Acadêmicos de Niterói deste ano. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, a parlamentar questiona se houve uso indevido de recursos públicos ou apoio estatal para a promoção de conteúdo que faria exaltação ao presidente, que deverá disputar a reeleição.

Segundo a representação, o samba-enredo e publicações da escola nas redes sociais trariam referências diretas a símbolos eleitorais, como o número 13 e menções ao jingle “Lula Lá”, em um contexto que, na avaliação da vereadora, extrapola a manifestação cultural.

O pedido destaca o alcance nacional dos desfiles e solicita que o MPF requisite informações sobre repasses, convênios e incentivos públicos destinados à escola, além de adotar as medidas legais cabíveis caso sejam constatadas irregularidades.

Na véspera, a senadora Damares Alves acionou o Ministério Público Eleitoral para também denunciar a Acadêmicos de Niterói por suposta propaganda eleitoral antecipada em favor do presidente.