BRASIL


Site que vende ‘experiências de dorama’ no Brasil é investigado por exploração sexual

Consulado da Coreia do Sul e associação de coreanos apuram atuação do Kdramadate

Foto: Reprodução/Kdramadate

O Consulado Geral da República da Coreia do Sul em São Paulo e à Associação Brasileira dos Coreanos estão investigando o site Kdramadate, que oferece passeios românticos iguais aos “doramas”, termo japonês usado para séries asiáticas. Esse tipo de produção ganhou fama no Brasil. As informações são do G1.

A plataforma oferece quatro tipos de pacotes: experiência íntima em um motel ou uma casa, passeio em cafeterias do Bom Retiro ou da Avenida Paulista, jantar em uma churrascaria coreana tradicional e passeio no Parque Ibirapuera.

“Reviva a magia dos K-dramas com seu oppa. Passeios por cenas icônicas e experiências inesquecíveis, em um clima romântico em SP. Sessão de fotos estilo dorama. Oppa sussurra frases de doramas famosos. Viva sua fantasia K-drama.”, diz a propaganda do Kdramadate.

Com exceção dos encontros sexuais, os passeios da categoria “oppa” acontecem em locais públicos, como Liberdade, Bom Retiro e Parque Ibirapuera, e podem ser reservados pelo WhatsApp.

“Oppa” é uma palavra em coreano usada por mulheres para se referirem a um homem mais velho, geralmente um irmão, amigo próximo ou namorado. O termo também se associa a um homem coreano visto como carinhoso, protetor ou romântico.

O consulado sul-coreano publicou uma nota no dia 23 de outubro pedindo que possíveis vítimas de estelionato entrassem em contato. Já no dia 31 de outubro, um novo comunicado informa que, após depoimentos e provas colhidas pelo órgão, foi constatado que não se tratava de golpe, mas de exploração sexual.

A polêmica se estende ao dono do site, Rikito Morikawa, de 23 anos, que tenta contratar jovens coreanos para o “projeto”. Ele se apresenta como Rick, “modelo internacional, com raízes que misturam o charme coreano e japonês, fluente em 4 idiomas, apaixonado pela cultura do Brasil”, além de dizer que, em São Paulo, “transporta a magia dos doramas para a vida real”.

Rikito conta com mais de 12 mil seguidores nas redes sociais, se descrevendo como “oppa apaixonado pelo Brasil”. O dono do site também se diz especialista em marketing e fundador de duas empresas, mas não cita o Kdramadate.