POLÍTICA


Messias e Moraes conversam por telefone sobre indicação ao STF

AGU foi indicado por Lula para o lugar de Barroso, o que causou indisposição com ministro da corte

Foto: Emanuelle Sena/AscomAGU

 

Jorge Messias e Alexandre de Moraes conversaram por telefone esta semana sobre a indicação do advogado-geral da União ao Supremo Tribunal Federal (STF), segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

Messias foi indicado pelo presidente Lula (PT) para o lugar de Luís Roberto Barroso, que se aposentou em outubro. No entanto, Moraes defendia a escolha do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e se manteve resistente à escolha de Lula.

Moraes é o único ministro do STF que resiste à indicação de Messias, enquanto todos os outros já o parabenizaram publicamente ou em privado, com exceção de Flávio Dino, com quem o AGU enfrentou problemas quando era integrante do governo Lula (PT).

A expectativa dos ministros do STF é que a resistência ao nome de Messias vai diminuir. O novo indicado precisa passar por sabatina no Senado. Em seguida, os parlamentares votarão se aprovam ou não a indicação.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ameaça não aprovar o nome de Messias ao STF. O governo, por outro lado, tenta adiar a data da sabatina para ganhar tempo em articulações que podem fazer Messias ganhar votos suficientes para ser aprovado.