POLÍTICA


Motta só pautará anistia após Bolsonaro ser enviado à prisão, dizem líderes do PL

Expectativa é que ex-presidente da República passe a cumprir pena em regime fechado já na próxima semana

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

Lideranças do PL dizem enxergar que Hugo Motta (Republicano-PB) só pautará a anistia aos condenados pelo 8 de janeiro após Jair Bolsonaro (PL) passar a cumprir pena em regime fechado na prisão, segundo informações do colunista Igor Gadelha, do Portal Metrópoles.

A expectativa dos líderes do PL é que Bolsonaro passe a cumprir pena em regime fechado já na próxima semana. O ex-presidente da República foi condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 11 de setembro e está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, após descumprir medidas cautelares como incitar apoiadores em ato no momento em que era investigado.

Concentrados no Projeto Antifacção, que foi enviado pelo governo federal à Câmara dos Deputados, os líderes do PL dizem enxergar que o novo momento pode ser mais propício para reivindicar a anistia.

O Projeto Antifacção sofreu alterações do relator Guilherme Derrite (PP-SP) que desagradaram o governo federal. A matéria foi aprovada na Câmara nesta terça-feira (18) e será apreciada no Senado.