BRASIL


Segurança na COP30 é reforçada após ONU apontar falhas

Parque da Cidade amanhece com mais policiamento, novos bloqueios e atuação ampliada do Exército

Foto: Reprodução/CNN

A segurança no Parque da Cidade, em Belém (PA), onde ocorre a COP30, foi reforçada nesta sexta-feira (14), logo após a ONU (Organização das Nações Unidas) enviar uma carta ao presidente da conferência, ao governo federal e ao governo do Pará apontando falhas estruturais e exigindo um plano para lidar com a segurança do evento. As informações são da CNN Brasil.

O espaço da COP30 amanheceu com maior policiamento e nova disposição de bloqueios. Foram colocadas grades na Avenida Duque de Caxias, na altura do cruzamento com a Doutor Freitas, com o foco de dificultar a passagem de grupos maiores de pessoas.

Outro ponto que sofreu alterações foi o acesso ao hangar, a partir da Avenida Brigadeiro Protásio, com uma nova configuração das gradis. Além da presença dos militares do Exército, uma viatura da Polícia Militar do Pará estava de prontidão.

Na parte de dentro do portão no espaço que dá acesso ao pavilhão, militares do Exército faziam plantão, diferentemente do que acontecia nos dias anteriores, seja na COP30 ou na Cúpula de Líderes na semana passada.

Seguranças de uma empresa privada contratada para reforçar a proteção do evento também pode ser notada no controle de acesso à conferência, se somando aos agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República.

O documento enviado pela ONU citava “falha das autoridades de segurança em se posicionar nos pontos de entrada, saída e locais vulneráveis ao redor da Zona Azul”.