MUNDO


Trump anuncia redução de tarifas de importação para conter alta de preços nos EUA

Tesouro norte-americano promete queda nos preços ainda no primeiro semestre de 2026

Foto: Official White House/Daniel Torok

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pretende reduzir as tarifas de importação sobre o café como parte de um pacote para conter a alta dos preços no país. A medida, segundo ele, será implementada “muito rápido e com muita facilidade”, mas ainda não há detalhes sobre quais países produtores serão beneficiados.

O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, confirmou a decisão e afirmou que novos anúncios devem ser feitos nos próximos dias para baratear produtos que não são cultivados nos Estados Unidos, como café e bananas. Ele destacou que os efeitos da redução tarifária devem ser percebidos “ainda no primeiro semestre de 2026”.

Os Estados Unidos são o principal destino do café brasileiro e o maior importador de cafés especiais do país. Em 2024, as compras somaram cerca de 2 milhões de sacas, movimentando mais de US$ 550 milhões, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé). O produto brasileiro representa mais de 30% do mercado norte-americano e cerca de 16% das exportações totais do setor.