POLÍTICA


MP da Itália emite parecer favorável à extradição de Carla Zambelli, informa AGU

Deputada federal está presa na Itália e acumulou condenações no Supremo Tribunal Federal; extradição ainda depende de trâmites legais no país europeu

Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

 

O Ministério Público da Itália emitiu nesta quarta-feira (22) um parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL) para o Brasil, conforme confirmou a Advocacia-Geral da União (AGU). A parlamentar está em prisão cautelar na Itália, após decisão da Justiça italiana que apontou “grave risco de fuga”. 

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por dois casos: invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica, e também por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, com penas que somam mais de dez anos.  Após a primeira condenação, ela deixou o país rumo à Itália, o que motivou a ativação de difusão vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). 

Apesar do parecer italiano favorável, a extradição ainda não está concluída, será necessário que a Justiça da Itália prometa o envio de Zambelli ao Brasil e que o processo seja formalizado pelo governo brasileiro. A AGU enfatizou que está atuando para “fazer cumprir as determinações da Justiça brasileira”.