MUNDO


Trump defende tarifas sobre gado e cita Brasil entre países afetados

Presidente dos EUA afirma que taxação de 50% sobre produtos bovinos brasileiros salvou pecuaristas e pede redução de preços internos nos EUA

Foto: The White House/Divulgação

O presidente dos EUA, Donald Trump, defendeu nesta quarta-feira (22) a aplicação das tarifas sobre a importação de gado e produtos bovinos, mencionando o Brasil entre os países afetados.

Por meio do Truth Social, rede social mais usada por Trump, ele afirmou que os pecuaristas americanos “estão indo tão bem, pela primeira vez em décadas”, devido às medidas adotadas em sua gestão.

“O único motivo pelo qual eles estão indo tão bem é porque eu impus tarifas sobre o gado que entra nos Estados Unidos, incluindo uma tarifa de 50% sobre o Brasil… Se não fosse por mim, eles estariam como estiveram nos últimos 20 anos – terrivelmente”, escreveu Trump.

O líder norte-americano ainda disse que “as tarifas sobre outros países salvaram nossos pecuaristas” e pediu que o setor reduza preços internos, destacando que “o consumidor é um fator muito importante” em suas decisões.

Donald Trump deve se encontrar com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no próximo domingo (26), na Malásia.