MUNDO


Israel retoma bombardeios em Gaza apesar de cessar-fogo

Governo israelense afirma que ação é retaliação a suposto ataque do Hamas; grupo palestino nega envolvimento e alerta para violações da trégua

Foto: Reprodução/TV Globo

Mesmo com o cessar-fogo em vigor na Faixa de Gaza, Israel voltou a bombardear o território palestino neste domingo (19). De acordo com testemunhas e a imprensa local, a ofensiva foi uma retaliação a um ataque do Hamas a militares israelenses.

Até o momento, o governo israelense não confirmou a autoria dos bombardeios, no entanto, informou que o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, ordenou uma “forte retaliação” aos supostos ataques do grupo terrorista, que romperia a trégua vigente.

Por meio de comunicado, o Hamas negou qualquer ataque contra militares israelenses dentro da Faixa de Gaza.

As novas tensões são a primeira grande ameaça ao cessar-fogo implementado em 10 de outubro entre os dois lados, com base em um acordo promovido pelos Estados Unidos que também permitiu o retorno dos reféns a Israel.

Até o momento a trégua persiste, porém, desde então foram registrados vários incidentes com mortes de cidadãos palestinos. O Hamas fez denúncias de “diversas violações” ao cessar-fogo por parte de Israel, incluindo as mortes de 37 pessoas por tiros das forças israelenses desde o início do cessar-fogo.