MUNDO


Janja anuncia envio de ajuda humanitária do Brasil à Faixa de Gaza

Primeira-dama afirma que Lula enviará alimentos, remédios e itens de primeira necessidade e critica países ricos por não cumprirem promessas de apoio

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirmou na última sexta-feira (17) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), irá enviar alimentos, remédios e itens de primeira necessidade à Faixa de Gaza.

“Nesse momento em que milhões de palestinos retornam para as ruínas de suas casas, tentando retomar as suas vidas, apesar das perdas enormes que viveram nos últimos dois anos, eles precisam mais do que solidariedade, precisam de ações de apoio, tanto material quanto político, para que o cessar-fogo acordado seja definitivamente cumprido”, disse, no encerramento do Fórum Mundial da Alimentação, na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, na Itália.

No seu discurso, a esposa de Lula afirmou que milhões de pessoas têm o acesso à comida dificultado por mudanças climáticas e seus eventos extremos como secas, enchentes e alterações nos ciclos das chuvas, além de questões geopolíticas, como conflitos armados e deslocamentos forçados.

“Seja devido ao clima ou às guerras, a desnutrição profunda tem causado a morte de centenas de milhares de pessoas, principalmente de crianças. A Palestina e o Sudão são exemplos ainda do uso da fome como arma de subjugação e exploração… Essas são crises que causam imensa vergonha a nós como humanidade, e nas quais não estamos agindo com a pressa e a intensidade necessária para resolver”, disse Janja.

A primeira-dama ainda criticou a postura dos países mais ricos, que afirmou não estarem cumprindo suas promessas de contribuição para os fundos e organismos multilaterais.