POLÍTICA


Lula ironiza atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA: ‘Meu camisa 10’

Presidente usa apelido para se referir ao deputado, que tenta convencer Washington a impor sanções contra o Brasil; governo avalia que medida acabou impulsionando a popularidade de Lula

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e reprodução/X

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem tratando a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos com ironia. O parlamentar, que está nos EUA na tentativa de convencer o governo americano a impor sanções contra o Brasil, tem sido chamado de “meu camisa 10” por Lula em conversas com aliados. As informações são da coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo.

Segunda a matéria, o apelido foi dado por conta das sanções dos EUA terem ajudado na recuperação da popularidade do petista nas pesquisas de opinião.

Membros do governo avaliam que o aumento da popularidade de Lula se deu pela rejeição por parte da população ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

O desgaste de Eduardo tem sido com a direita. Desde o anúncio do tarifaço, o deputado vem trocando farpas com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), além dos presidentes do PL, Valdemar Costa Neto, e do PP, Ciro Nogueira.