BAHIA


Salvador e Feira de Santana são alvos de operação policial contra adulteração de bebidas alcoólicas

Decon apura a comercialização, armazenamento e trânsito de substâncias que causam intoxicação

Foto: Divulgação / Ascom-PCBA

 

As cidades de Salvador e Feira de Santana foram alvos da Operação Pura Origem, nesta sexta-feira (3), que teve o objetivo de combater o comércio irregular de bebidas adulteradas, além de apurar crimes contra a saúde pública e contra as relações de consumo.

A ação foi realizada pela Polícia Civil, por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) e também contou com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) e Vigilância Sanitária Municipal (Visa), reforçando a importância da fiscalização sanitária e criminal.

A Polícia Civil investiga a morte de Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, em Feira de Santana. Um inquérito policial foi instaurado para aprofundar a apuração, com a expedição de guias periciais para os trabalhos do DPT e da Sesab, a fim de esclarecer a autoria, materialidade e circunstâncias do fato.

A Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) da PCBA realizou diligências em abril deste ano com o mesmo objetivo, nas cidades de Porto Seguro, Itacaré e Arraial d’Ajuda. Na ocasião, sete hotéis foram notificados pelas equipes. Oito policiais civis lotados na CFPC passaram por curso de qualificação na Academia de Polícia Civil (Acadepol), também neste ano, para esse tipo de fiscalização específica.