SALVADOR


Salvador é destaque em ranking nacional de cidades inteligentes e recebe prêmios de mobilidade e equidade

Os reconhecimentos foram conquistados durante o Connected Smart Cities 2025 e celebrados nesta quarta-feira (1) pelo prefeito Bruno Reis

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou nesta quarta-feira (1º) os prêmios recebidos pela Prefeitura nas áreas de mobilidade, equidade e inovação. Os reconhecimentos foram conquistados durante o Connected Smart Cities 2025, realizado em São Paulo, considerado o principal evento nacional sobre inovação e mobilidade urbana.

Na ocasião, Salvador recebeu menção honrosa pelo programa Mulheres no Volante, voltado à inclusão feminina no transporte público, e alcançou posição de destaque no ranking de cidades inteligentes do país. O projeto já havia conquistado, em março deste ano, o prêmio SmartCity Expo Curitiba, na categoria Equidade Social.

A capital baiana também se destacou em outras categorias: foi 1ª colocada no eixo População e Condições Sociais, 2ª no ranking do Nordeste e 9ª no ranking nacional do Connected Smart Cities, que avalia as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.

Bruno Reis recebeu no Palácio Thomé de Souza as equipes da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit), que participaram do evento em São Paulo na semana passada.

Ao comemorar os prêmios recebidos por Salvador, Bruno Reis pontuou que isso reflete o avanço da cidade nos últimos anos em diversos setores. “No passado, mal conseguíamos coletar o lixo, trocar lâmpada, tapar o buraco da rua. Hoje, a gente tem um conjunto de políticas públicas em todas as áreas, que garantem à nossa cidade seguir avançando, se transformando. É muito bom ver uma mesa cheia de premiações por políticas públicas eficientes, que estão dando resultado”, comentou.

“Quando pensamos em uma política pública e sabemos que pode impactar e transformar a vida das pessoas, é normal que a gente também sonhe com reconhecimento. Todo projeto tem um propósito inicial, que é ajudar as pessoas; e que depois ele se consolide como uma política pública efetiva, uma conquista da cidade”, completou o prefeito.

Participaram do encontro com o prefeito os titulares da Secretaria de Mobilidade (Semob), Pablo Souza; da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Alberto Braga; e o presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), Vitor Brandão. Também estiveram presentes mulheres motoristas de ônibus do BRT e da frota convencional da cidade, além de representantes das concessionárias do sistema de transporte.

Desde 2022, quando foi lançado, o Mulheres no Volante já capacitou 250 mulheres, das quais 110 já integram o sistema de transporte coletivo da cidade. A iniciativa recebeu menção honrosa no Connected Smart Cities 2025, no qual foi finalista do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam.

Além disso, a capital baiana conquistou o Prêmio Banco do Brasil como líder em Gestão Inteligente no Nordeste e recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo CSC na categoria Diamante, que reconhece a excelência em inovação e governança colaborativa.

Mulheres no Volante – Resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o projeto Mulheres no Volante foi desenvolvido para aumentar a atuação do público feminino em segmentos profissionais do sistema de transporte de Salvador.

O secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, destacou o caráter inclusivo do programa, que beneficia as principais usuárias do transporte público soteropolitano. “Não é um projeto só de transporte público. É uma política pública de inclusão e equidade de gênero; uma forma das mulheres poderem se apropriar das oportunidades econômicas geradas pelo serviço de transporte, além de combater preconceitos e gerar inclusão efetiva”, apontou.

Segundo o titular da Semob, mais de 1 mil mulheres se inscreveram recentemente para participar do projeto, que ofertará esse ano 50 vagas para novas habilitações e outras 50 para mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Representaram a capital baiana, no Connected Smart Cities, Ilmara Sales, de 53 anos, e Andréa Peneluc, 42 anos, motoristas do BRT de Salvador. Coube a Andréa entregar ao prefeito uma das premiações do Mulheres no Volante. “É uma honra e um prazer representar dezenas de mulheres que tiveram a vida transformada por esse projeto”, disse.

A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, afirmou que o Mulheres no Volante evidencia a transversalização da política de gênero adotada pela Prefeitura. “Articulamos essas políticas com outras secretarias, como a Semob e a Semdec [Desenvolvimento Econômico], sempre dentro da perspectiva de inserção de mulheres no espaço de trabalho e de combate à violência doméstica familiar e à ausência de equidade de gênero. Quando conseguimos mostrar que esse é um projeto de sucesso, isso estimula que outras cidades e outras pessoas vejam a política de gênero com mais seriedade”, disse a secretária.

Para o prefeito, a melhor forma de empoderamento da mulher ocorre por meio da independência e autonomia financeira. “Que as mulheres, com sua capacidade, competência, seus méritos e força de trabalho, possam atuar e, a partir daí, conquistem a sua independência, para conduzir os seus destinos e tomar as melhores decisões de forma livre”, disse o chefe do Executivo.

Inovação e tecnologia – Na avaliação do secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Alberto Braga, as premiações nesse segmento representam o reconhecimento do trabalho que a Prefeitura tem desenvolvido em Salvador.

“Estes prêmios consolidam a nossa cidade como referência nacional em tecnologia e inovação. É um resultado que reforça o acerto da gestão do prefeito Bruno Reis, que tem colocado a inovação no centro das políticas públicas, sempre com foco em construir uma cidade cada vez mais inteligente, conectada e inovadora, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Estamos mostrando que a tecnologia, quando bem aplicada, é uma ferramenta poderosa de transformação social”, apontou o titular da Semit.

O prefeito também ressaltou os avanços significativos de Salvador nos últimos anos para se destacar em nível regional e nacional como uma cidade inteligente. “A gente foi se conectando com o mundo atual, tendo a capacidade de entender as mudanças dos processos, dos métodos. Realizamos investimentos, a nossa equipe de tecnologia sabe o quanto nós investimos. Temos muitos desafios pela frente; muitos projetos estão em curso, muita coisa para tirar do papel, mas avançamos muito”, reforçou Bruno Reis.