BAHIA


Conta de luz vai ficar mais barata em outubro, anuncia Aneel

Bandeira tarifária passa para vermelha patamar 1, reduzindo o valor adicional na conta

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, em outubro, a bandeira tarifária da conta de luz será vermelha patamar 1, reduzindo o custo extra para os consumidores. Em setembro, o patamar estava no nível 2, que é mais caro.

Com a mudança, será cobrado R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, contra os R$ 7,87 por 100 kWh da bandeira vermelha patamar 2. A redução representa um alívio no bolso das famílias, mas ainda indica necessidade de atenção ao consumo.

Segundo a Aneel, o país enfrenta baixo volume de chuvas e níveis de reservatórios abaixo da média, o que obriga o acionamento de termelétricas, que têm custo de geração mais alto.

A Neoenergia Coelba orienta os consumidores a evitarem desperdícios, adotando medidas simples, como apagar lâmpadas em ambientes desocupados, aproveitar a luz natural e retirar aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.

Outra dica é optar por lâmpadas de LED, que podem gerar economia de até 78% em comparação às halógenas e 40% em relação às fluorescentes compactas.