SALVADOR


Maratona Salvador 2025 bate recorde e reúne 12 mil pessoas em dois dias de prova

Com percursos de 5 km a 42 km, evento atraiu atletas de várias partes do Brasil e do exterior e se consolidou como uma das sete maiores corridas de rua do país

Foto: Divulgação

A 7ª edição da Maratona Salvador registrou cerca de 8 mil atletas profissionais e amadores neste domingo (21). Ao longo dos dois dias de evento, mais de 12 mil pessoas estiveram na orla da Boca do Rio para disputar a prova, que está entre as principais corridas de rua do Brasil. No segundo dia de competição, cruzaram a linha de chegada participantes vindos de cidades do interior, de outros estados e até de fora do país, após correrem distâncias de 21 km e 42 km.

Devido ao número de atletas inscritos – um recorde da competição -, a Maratona Salvador 2025 precisou ser dividida em dois dias. No sábado (20), foram realizados os percursos menores, de 5 km e 10 km; já as provas de meia-maratona (21 km) e maratona (42 km) ocorreram neste domingo. Além disso, foram criados os desafios ‘Paletada da Zorra’, com 5 km num dia e 21 km no outro; e ‘Barril Dobrado’, com 10 km e 42 km em dias seguidos.

Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), comentou sobre a decisão de dividir a maratona em dois dias.

“As provas aconteceram de forma super tranquila. A cada ano, a gente melhora mais e mais a maratona. Hoje, essa competição já é a principal do Norte e Nordeste do país e está entre as sete maiores do Brasil. É uma prova certificada pela World Athletics (federação internacional de atletismo), com atletas de elite de várias partes do país e também internacionais”, disse Edington.