SALVADOR


Prefeitura amplia apoio ao esporte com novos projetos do Programa Viva Esporte

Iniciativas vão de provas de rua e travessia aquática a ações sociais de inclusão em comunidades

Foto: Vitor Santos / Ascom Sempre

 

A Prefeitura de Salvador assinou, nesta sexta-feira (5), os termos de compromisso de quatro novos projetos aprovados pelo Programa Viva Esporte, iniciativa que conecta o setor público e a iniciativa privada. O ato foi realizado no gabinete da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e reforça a proposta de ampliar a oferta de eventos esportivos e sociais que movimentam a capital.

Entre as novidades está a Travessia Mar Grande x Salvador, uma das provas de águas abertas marcada para 29 de novembro, que desafia nadadores em um percurso de longa distância, ligando dois pontos históricos da Bahia. Outro destaque é a Maratona Salvador, nos dias 20 e 21 de setembro, que já se consolidou como evento esportivo e turístico, atraindo corredores de todo o Brasil e do exterior. A programação inclui ainda a Blue Run, corrida que chega a sua segunda edição em 2 de novembro, com expectativa de reunir 2,5 mil participantes.

Além das grandes competições, o Viva Esporte também abraçou o projeto social Esporte é Vida, que utiliza o futevôlei como ferramenta de inclusão e formação de jovens de Pernambués e região, unindo prática esportiva, educação e cidadania.

Segundo o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, o programa reafirma o papel do esporte como instrumento de desenvolvimento humano e social. “O Viva Esporte é um marco para Salvador. Ele estabelece uma ponte entre o setor privado e o desenvolvimento esportivo da cidade, possibilitando que projetos de grande relevância saiam do papel e alcancem milhares de pessoas. Hoje estamos celebrando quatro iniciativas que, cada uma à sua maneira, vão promover saúde, turismo, inclusão e fortalecimento do esporte como vetor de transformação social e econômica em Salvador”, afirmou.