BAHIA


Jerônimo assina termo para construção da nova Caixa Cultural de Salvador no Palacete Saldanha

No mesmo evento, o governador baiano foi homenageado com a Comenda Coqueijo Costa

Foto: Joá Souza/GOVBA

 

O governador Jerônimo Rodrigues recebeu nesta quinta-feira (21) o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), desembargador Jeferson Muricy, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, para a entrega das chaves do Palacete Saldanha ao Estado. O imóvel será cedido à Caixa Econômica Federal (CEF) para construção da nova unidade da Caixa Cultural Salvador.

O investimento do Governo do Estado foi de quase R$ 5 milhões, valor que será destinado ao pagamento de ações trabalhistas do TRT-5. Na ocasião, Jerônimo também recebeu a Comenda Coqueijo Costa, grau Grã-Cruz, concedida pelo tribunal.

“Teremos um parque cultural muito forte. Esse complexo chega em boa hora e, em breve, os usuários e representantes culturais poderão utilizar o espaço. É uma alegria muito grande ter esse equipamento em funcionamento”, afirmou o governador.

O Palacete Saldanha, localizado no Centro Histórico e tombado pelo Iphan, já foi residência e centro de ensino, sendo fechado em 2007 por irregularidades administrativas. Com a instalação da Caixa Cultural, o prédio passará por restauração e reforma, com previsão de se tornar um polo de arte e conhecimento, valorizando o patrimônio histórico da cidade.

“Vamos pagar muitos trabalhadores e ver o equipamento reabilitado, reformado e prestando serviço de cultura no Centro Histórico, que guarda tantas tradições e valores”, disse o desembargador Jeferson Muricy.

O superintendente de Rede da CEF na Bahia, Sâmio Carvalho, destacou a importância do projeto. “A Caixa vê com bons olhos o recebimento dessas chaves para fazermos um dos maiores centros culturais do país”, afirmou. O Ministério da Cultura também participará da requalificação do entorno, reforçando a revitalização do espaço.

O diretor geral da Secretaria de Cultura da Bahia, Tiago Reis, destacou a relevância do equipamento. “Queremos entregar à sociedade um espaço com programação artística e educativa de alta qualidade, valorizando o patrimônio cultural do Palacete Saldanha”, declarou.

Comenda Coqueijo Costa

A Comenda Coqueijo Costa, concedida desde 2003 pelo TRT-5, reconhece personalidades que se destacam no direito, na cultura ou por serviços relevantes à Justiça do Trabalho. Entre os homenageados estão ministros do STF, secretários estaduais e autoridades da Polícia Civil.

“Eu fico muito orgulhoso por receber essa honraria das mãos de vocês e agradeço, já me sentindo comendador Coqueijo”, comemorou o governador.

A honraria já foi entregue a personalidades como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, Maria Thereza Moura e Alexandre de Moraes; o secretário da Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, e a delegada da Polícia Civil, Heloísa Brito.