SAÚDE


Vacinação contra meningite é ampliada para bebês de 1 ano

Imunização aos 12 meses passa a ser feita com vacina ACWY,

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

 

A partir desta terça-feira (1º), o Ministério da Saúde passa a aplicar a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço em bebês de 12 meses. A medida amplia a proteção contra a meningite bacteriana e substitui a dose anterior, que era feita apenas com a vacina meningocócica C.

O novo esquema vacinal segue com duas doses da meningocócica C aos três e cinco meses, mas o reforço passa a abranger mais quatro tipos da bactéria que causam a meningite: A, C, W e Y. A vacina ACWY já era usada em adolescentes de 11 a 14 anos, e agora será também aplicada em crianças menores de um ano.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a mudança reforça o compromisso do governo com a proteção da população. “O SUS garante ainda mais proteção contra as formas mais graves da doença”, afirmou.

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula, podendo ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Em 2025, o Brasil já registrou 4.406 casos da doença, sendo 1.731 do tipo bacteriana, que é a mais perigosa e com maior risco de surto.

Além da vacina ACWY, o SUS também oferece outros imunizantes que ajudam a prevenir casos de meningite, como BCG, Penta e as vacinas pneumocócicas.