SAÚDE


Principal preocupação do Brasil em relação aos EUA é o surto de sarampo, afirma Padilha

Segundo ministro, Brasil vem intensificando barreiras sanitárias contra a doença

Foto: Wuiga Rubini/Gov-BA

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a disseminação do sarampo é hoje a principal preocupação do governo brasileiro em relação aos EUA, superando até as tensões comerciais causadas pelo “tarifaço” imposto por Donald Trump.

O titular da pasta afirmou que equipes do Ministério estão atuando em estados de fronteira do Brasil e áreas de risco para conter a entrada do sarampo no país, em meio ao surto da doença.

“A única coisa que acompanho de Trump são os casos expressivos de sarampo por lá que temos que bloquear para não nos afetar aqui no Brasil. Estamos em ação agora no Acre, Rondônia, Mato Grosso, entre outros, para bloquear o risco do sarampo que vem de lá”, disse Padilha ao Metrópoles.

Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) apontam que, até 23 de julho, os Estados Unidos registraram 1.319 casos confirmados da doença em 40 estados, com 29 surtos — quase o dobro dos 16 surtos no mesmo período de 2024. Três mortes foram confirmadas em decorrência da doença em 2025.