SAÚDE


Não há registro de casos de intoxicação por metanol na Bahia, diz secretaria

Pasta estadual afirma ter emitido orientação às unidades de saúde públicas e privadas quanto a possíveis situações clínicas compatíveis com contaminação

Foto: Biodiesel Brasil

 

A Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) informou nesta quinta-feira (2) que, por ora, não há registros de intoxicação por metanol no estado.

Na quarta (1º), o Ministério da Saúde já havia notificado 43 casos de contaminação por consumo da substância em bebida alcoólica em investigação no país. Em São Paulo, um óbito já foi confirmado, e outros seis estão sendo apurados. Em Pernambuco, há dois casos sob suspeita ainda não confirmada.

Em um comunicado, a Sesab diz ter emitido uma orientação para que unidades de saúde da rede privada e portas de urgência e emergência da rede pública estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação.

A medida, em caráter preventivo, determina que quaisquer notificações sejam imediatamente comunicadas à pasta, de forma a permitir rápida análise e adoção das ações necessárias diante de possíveis casos de intoxicação.

A Sesab também diz manter diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados que já notificaram casos suspeitos e confirmados.

“O Governo da Bahia segue vigilante e preparado para adotar todas as providências que se fizerem necessárias, garantindo transparência das informações e a proteção da saúde da população baiana”, afirma o órgão estadual em nota.