SAÚDE


Ministério reconhece Maternidade Tsylla Balbino como Hospital Amigo da Criança

Cinco unidades baianas também passam por atualização para reforçar cuidados maternos e neonatais no estado

Foto: Ministério da Saúde

 

A Maternidade Tsylla Balbino, em Salvador, foi habilitada nesta sexta-feira (24) como Hospital Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde. A unidade agora integra a rede nacional que incentiva o aleitamento materno e o vínculo entre mãe e bebê desde o nascimento, dentro de uma estratégia para reduzir mortes maternas e neonatais no país.

Além da capital, outros cinco hospitais baianos tiveram atualização de habilitação: Inácia Pinto dos Santos (Feira de Santana), Climério de Oliveira (Salvador), Luiz Argôlo (Santo Antônio de Jesus), Esaú Matos (Vitória da Conquista) e Manoel Novaes (Itabuna). O processo amplia o escopo da rede, permitindo o chamado Cuidado Amigo da Mulher, que garante a presença da mãe e do pai junto ao recém-nascido de risco.

Com as novas adesões, o Brasil passa a ter 317 Hospitais Amigo da Criança em funcionamento e 18 novas unidades incorporadas à iniciativa. O investimento anual federal na política aumentou de R$ 12 milhões para R$ 25 milhões, em uma ação que também ocorre em outros estados, como Pernambuco e Paraná.

O programa segue os “10 passos para o sucesso do aleitamento materno”, definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Unicef, e integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança.

Além disso, o Ministério da Saúde também realizou uma mobilização nacional para ampliar o uso do medicamento Emicizumabe no tratamento da hemofilia A em crianças de 0 a 6 anos. Na Bahia, o evento aconteceu no Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim, em Salvador.

O remédio, já disponível no SUS para outras faixas etárias, pode reduzir em mais de 90% os episódios de sangramento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A proposta de ampliação do tratamento foi aprovada preliminarmente pela Conitec e deve ter parecer final em novembro.