SAÚDE


Governo federal compra 150 mil ampolas de antídoto contra intoxicação por metanol

Além do etanol farmacêutico, país tenta trazer medicamento específico ainda indisponível no Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (3), a compra emergencial de 150 mil ampolas de etanol farmacêutico, utilizado no tratamento de intoxicações causadas por metanol. O antídoto será distribuído a estados e municípios para atender pacientes intoxicados por bebidas alcoólicas adulteradas.

Atualmente, o país mantém um estoque estratégico de 4,3 mil ampolas em hospitais universitários federais e unidades do SUS.

O governo também busca a aquisição do fomepizol, considerado tratamento específico contra intoxicação por metanol, mas que ainda não está disponível no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu uma chamada pública para identificar fornecedores internacionais e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foi acionada para viabilizar a doação imediata de 100 tratamentos, com possibilidade de compra de até mil unidades adicionais pelo Fundo Estratégico.

As medidas são adotadas diante do aumento de casos suspeitos no país. Até a última quinta-feira (2), foram registradas 60 notificações em investigação e 11 confirmações laboratoriais. Uma morte foi confirmada em São Paulo e outros sete óbitos seguem sob análise.