SAÚDE


Fiocruz vai produzir canetas emagrecedoras no Brasil em parceria com farmacêutica

Medicamentos com liraglutida e semaglutida terão tecnologia transferida para Farmanguinhos

Foto: Reprodução/Freepik

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a farmacêutica EMS firmaram acordo para a produção nacional de medicamentos com liraglutida e semaglutida, princípios ativos usados em canetas emagrecedoras e no tratamento da obesidade e diabetes. A parceria prevê a transferência de tecnologia para Farmanguinhos, unidade da Fiocruz no Rio de Janeiro.

Inicialmente, a fabricação ocorrerá na planta da EMS em Hortolândia (SP), até que a produção seja transferida para o Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos. O acordo é considerado um marco pela EMS e pela Fiocruz, que amplia seu portfólio com foco em medicamentos injetáveis e soluções de alta complexidade.

As chamadas canetas emagrecedoras têm sido alvo de controle mais rígido. Desde junho, farmácias passaram a reter receitas desses produtos por decisão da Anvisa, após aumento de eventos adversos relacionados ao uso fora das indicações médicas. Entidades médicas alertam para o uso indiscriminado e a venda irregular dos medicamentos.

A semaglutida pode, inclusive, ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Conitec abriu consulta pública sobre o tema em junho, mas em parecer preliminar recomendou contra a adoção, citando o alto custo: até R$ 7 bilhões em cinco anos.