SAÚDE


Governo da Bahia assina convênio de R$ 14,4 mi para dobrar leitos de UTI nas Osid

Número passará de 30 para 60 unidades, das quais 50 voltadas a adultos e dez, pediátricos, segundo gestão estadual

Foto: Thuane Maria/GOVBA

 

O governador Jerônimo Rodrigues assinou nesta terça-feira (26) um convênio de R$ 14,4 milhões com as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) para a implantação de 30 novos leitos de UTI no Hospital Santo Antônio, em Salvador.

A medida permitirá dobrar a capacidade de atendimento intensivo da unidade, que passará de 30 para 60 leitos, dos quais 50 adultos e dez, pediátricos. Uma ambulância e um veículo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) também foram entregues durante cerimônia de anúncio do investimento estadual.

“Cada investimento, cada centavo que a gente deposita na saúde, é pra gente melhorar o atendimento, a assistência, mas eu tenho um foco muito grande no tema da regulação. Por isso, os investimentos que a gente faz, aqui, no Irmã Dulce, no Hospital da Mulher, é para melhorar a regulação, melhorar o atendimento à população, mas também com uma atenção à nossa regulação, dando celeridade aos atendimentos”, disse Jerônimo Rodrigues.

A assinatura do convênio atende a uma demanda crescente da unidade, localizada na Cidade Baixa. Segundo informações da Secretaria da Saúde (Sesab), o Hospital Santo Antônio recebe em média 90 solicitações mensais de vagas de UTI clínica e cerca de 100 para UTI cirúrgica. Em 2015, a instituição dispunha de apenas 20 leitos de UTI, ampliados para 30 no ano seguinte. Com a nova expansão, o hospital se aproxima do parâmetro recomendado de ter 10% de sua capacidade em cuidados intensivos.

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, afirmou que a ampliação não se restringe a números. “Esse é um hospital de grande referência para a Bahia, não só para a macrorregião de Salvador. A gente tem a oportunidade todos os dias de atender pessoas que vêm de diversos municípios do estado. Então, a gente não só amplia para Salvador e região, mas, sobretudo, impacta a rede assistencial da média e alta complexidade de toda a Bahia”, disse.

A superintendente da Osid, Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha da Santa Dulce dos Pobres, lembrou que a expansão fortalece a missão histórica da instituição. “Irmã Dulce começou sua obra em um galinheiro, cuidando de quem não tinha a quem recorrer em 1959. Hoje, com 728 leitos hospitalares, o Hospital Santo Antônio é referência em média e alta complexidade e essa mesma chama de solidariedade se renova com o apoio do governo. Esses novos leitos significam esperança para milhares de baianos que buscam atendimento”, disse.

A obra tem início previsto ainda neste semestre e deverá ser concluída em 2026. Quando finalizada, a Osid passará a responder por uma das maiores ofertas de leitos de UTI da rede filantrópica do estado.

Assistência

As Osid realiza cerca de 6,6 milhões de procedimentos anuais, incluindo 2,2 milhões de atendimentos ambulatoriais, 46 mil cirurgias e 63 mil internações. A instituição atua em 40 especialidades médicas, incluindo oncologia, geriatria, ortopedia, coloproctologia, ginecologia e urologia.