SAÚDE


Câncer de mama é principal causa de morte por neoplasias entre mulheres na Bahia

Levantamento da SEI mostra alta incidência da doença

Foto: Assessoria

 

O câncer de mama continua sendo a principal causa de morte por neoplasias malignas entre mulheres na Bahia. Dados do Info Câncer de Mama 2025, divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), mostram que, em 2024, o estado registrou cerca de 4,3 mil novos casos da doença, o que representa uma taxa de 43,8 casos a cada 100 mil mulheres.

Em Salvador, a incidência foi ainda maior, chegando a 64,3 casos por 100 mil mulheres. O levantamento aponta que o câncer de mama respondeu por 16% de todas as mortes femininas por câncer na Bahia no último ano, com 1,4 mil óbitos registrados.

A taxa de mortalidade, de 17,5 por 100 mil mulheres, é a mais alta entre todas as neoplasias. Em 2024, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou cerca de 5 mil internações por câncer de mama na Bahia, com tempo médio de 3,3 dias e taxa de letalidade de 7 óbitos a cada mil internações.

O levantamento reforça a importância do Outubro Rosa, campanha que estimula o diagnóstico precoce e o acesso à mamografia, principal método de detecção inicial da doença. O risco e a incidência aumentam a partir dos 50 anos, faixa etária em que o rastreamento regular é essencial para reduzir a mortalidade.