SAÚDE


Brasil volta à lista dos países com mais crianças não vacinadas no mundo

País registrou 229 mil crianças sem a primeira dose da vacina DTP em 2024 e ocupa 17ª posição no ranking global

Foto: Reprodução/Freepik

 

O Brasil voltou a integrar o ranking dos 20 países com maior número de crianças não vacinadas no mundo, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (14) pela Unicef e Organização Mundial da Saúde (OMS). Com 229 mil crianças sem a primeira dose da vacina DTP em 2024, o país ocupa agora a 17ª posição na lista.

Em 2023, o Brasil havia saído do ranking após registrar 103 mil crianças não vacinadas, mas o número mais que dobrou no ano seguinte. A cifra atual representa 16,8% do total de crianças não vacinadas na América Latina e Caribe. A vacina DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, é considerada um dos principais indicadores de acesso à vacinação infantil.

Apesar do retrocesso, o relatório também aponta avanços. Mais de um milhão de crianças no Brasil completaram o esquema vacinal da DTP em 2024 e 171 mil receberam ao menos uma dose. Mesmo assim, 20 milhões de crianças em todo o mundo seguem sem alguma dose da DTP. Destas, 14,3 milhões são consideradas “zero-dose” — ou seja, sem nenhuma vacina tomada.

Nigéria, Índia e Sudão lideram o ranking global, com os maiores números de crianças não vacinadas. Na América Latina, o México aparece na frente do Brasil, com 341 mil registros.