SAÚDE


Brasil registra alta no número de fumantes após quase duas décadas

Proporção de adultos que fumam nas capitais sobe de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

 

Pela primeira vez em quase 20 anos de queda contínua, o Brasil registrou um aumento no número de adultos fumantes. Dados do Ministério da Saúde mostram que, nas capitais brasileiras, o percentual subiu de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024, uma alta de cerca de 25% em apenas um ano.

Especialistas em saúde pública apontam que a popularização de novos produtos, como os cigarros eletrônicos (vapes) e outras formas de entrega de nicotina, contribuiu para a reversão da tendência. Até então considerada uma das grandes conquistas de prevenção da saúde no país, a redução constante do tabagismo pode estar sendo ameaçada por esse novo cenário. 

O alerta agora se volta para a necessidade de fortalecer campanhas antitabagismo, revisar regulamentos sobre dispositivos eletrônicos de nicotina e ampliar as ações de detecção e cessação, além de manter o foco nos fatores tradicionais, como tributação, proibição da propaganda e ambientes livres de fumo. O aumento recente serve como um chamado para que o Brasil recupere o ritmo de queda e não volte atrás no combate ao tabagismo.