SAÚDE


Brasil avança para construir o primeiro hospital inteligente do SUS

Parceria entre Ministério da Saúde e Governo de São Paulo prevê unidade de alta tecnologia no Hospital das Clínicas da USP

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério da Saúde assinou um acordo de cooperação técnica, com o Governo de São Paulo, para criar o primeiro hospital inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade vai funcionar no futuro Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o Ministério, o estado paulista é o responsável pela cessão do terreno. O governo federal trabalha para concluir as últimas etapas de uma solicitação de investimento junto ao Banco dos BRICS para viabilizar a construção do projeto, na ordem de R$ 1,7 bilhão.

A expectativa é que o centro seja visto como referência em saúde digital. A estrutura vai unir tecnologias avançadas como inteligência artificial, internet das coisas, big data, telessaúde, ambulâncias conectadas por 5G, automação hospitalar e sistemas de gestão preditiva. O objetivo é tornar o atendimento do SUS mais eficiente, rápido, humanizado e tecnológico.

Segundo informações divulgadas pelo O Globo, a unidade ocupará uma área de 150 mil m², com padrões internacionais de sustentabilidade, segurança e inovação. O espaço terá 800 leitos, com foco especial em emergência, terapia intensiva e neurologia. A expectativa é que o hospital esteja pronto em três anos após a aprovação do financiamento.