SAÚDE


Bahia instala sala de situação para discutir casos de bebidas adulteradas com metanol

Sala de situação é o nome dado ao espaço em que se reúne representantes de diferentes entidades para buscar soluções para problemas urgentes

Foto: Reprodução/TV Globo/Fantástico

 

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) realiza na manhã deste domingo (5) uma reunião emergencial para tratar dos casos suspeitos de intoxicação por metanol. O encontro ocorrerá na sede da pasta, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, em formato híbrido.

Foram convidados para a sala de situação representantes de diversas entidades. Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Polícia Civil, secretarias municipais de Saúde, diretorias de vigilância de Salvador e Feira de Santana, Procon-BA, Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon-BA), Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom) e Conselho Estadual de Saúde estão entre as entidades que terão representação na sala de situação.

Integram ainda a reunião o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Estadual), a área de tecnologia da Sesab (CGTICS), o Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox) e os coordenadores dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS).

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, a proposta é alinhar os diferentes órgãos para garantir respostas rápidas e integradas. “É fundamental que todos atuem de forma coordenada para proteger a população e prevenir novos casos”, disse.