SAÚDE


Bahia implanta robô virtual no SUS para reduzir faltas em consultas especializadas

Ferramenta envia lembretes e permite remarcação de atendimentos via WhatsApp em unidades de rede estadual de saúde

Foto: Assessoria

 

A Bahia passou a adotar um robô virtual integrado ao sistema de gestão da rede estadual de saúde para auxiliar na confirmação, cancelamento e remarcação de consultas ambulatoriais. A iniciativa, considerada inédita no Sistema Único de Saúde (SUS), começou a funcionar de forma piloto no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, com o objetivo de reduzir o índice de faltas a atendimentos especializados.

A ferramenta envia mensagens automáticas aos pacientes via WhatsApp com sete e três dias de antecedência da consulta, permitindo que o usuário confirme presença ou escolha uma nova data, de acordo com a disponibilidade do sistema. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) prevê a ampliação do serviço, até fevereiro, para unidades como o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), o Cepred e o Cican.

Segundo a Sesab, a expectativa é expandir o uso da tecnologia para todos os ambulatórios da rede estadual que utilizam o sistema AGHUse ainda em 2026. Além da marcação de consultas, o robô já vem sendo empregado em ações de ouvidoria e comunicação com pacientes e profissionais de saúde, com previsão de novas funções, como envio de pesquisas de satisfação e integração com sistemas de regulação, exames, cirurgias e doação de sangue.