SAÚDE


Anvisa determina recolhimento de cosméticos com minoxidil irregular

Produtos classificados como cosméticos, mas que faziam promessas terapêuticas com minoxidil são suspensos e recolhidos em todo o país

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A agência de vigilância sanitária anunciou nesta segunda-feira (8) a suspensão imediata e o recolhimento de diversos cosméticos e tônicos capilares que continham a substância Minoxidil ou faziam referência a ela, irregularidade segundo as normas vigentes. Entre os produtos recolhidos estão o tônico capilar Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional e o Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%, bem como itens das marcas Sabô Ageless e Bangna. 

De acordo com a Anvisa, o minoxidil é uma substância que, por sua ação terapêutica, deve ser utilizada apenas em medicamentos com registro próprio e sob prescrição médica, e não pode constar em cosméticos ou produtos de higiene pessoal.  Por isso, os produtos foram classificados como irregulares: além de estar sem registro sanitário adequado, apresentavam rótulos que sugeriam crescimento capilar como benefício, o que configura propaganda enganosa. 

A determinação da agência abrange suspensão da fabricação, distribuição, comercialização, divulgação e uso dos produtos listados. Também será realizada apreensão dos estoques no mercado, para evitar novos riscos à saúde dos consumidores. 

A Anvisa reforça que cosméticos que contenham substâncias proibidas ou que façam alegações terapêuticas devem ser registrados como medicamentos, passando por fiscalização rigorosa. Usuários que adquiriram produtos agora proibidos devem observar as orientações para evitar uso.