SAÚDE


Anvisa autoriza prescrição de Mounjaro sem consulta médica e amplia uso por dentistas

Decisão permite que cirurgiões-dentistas indiquem o medicamento para apneia do sono em pacientes obesos, desde que dentro do escopo da Odontologia

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou que o Mounjaro possa ser indicado sem a necessidade de consulta médica. O medicamento é voltado ao tratamento da apneia obstrutiva do sono em pessoas obesas, tendo se popularizado por ajudar no emagrecimento.

Com isso, cirurgiões-dentistas passam a ter respaldo legal para receitar o medicamento, desde que atuem dentro dos limites da Odontologia.

A decisão foi aprovada em outubro de 2025, logo após uma solicitação da indústria farmacêutica, que argumenta que distúrbios respiratórios do sono fazem parte do campo de atuação de dentistas especializados em sono, diagnóstico e dispositivos orais.

A liberação dialoga com a Lei 5.081/66, que garante ao cirurgião-dentista autonomia para prescrever medicamentos utilizados na prática odontológica.

A bula do Mounjaro foi atualizada em 2025, no entanto, o remédio não tinha, até então, uma indicação que se encaixasse no escopo da Odontologia.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforçou que “os dentistas estão autorizados a prescrever Mounjaro somente dentro do escopo odontológico e priorizando totalmente a segurança do paciente”.