Um dos maiores traficantes da Bahia, Val Bandeira é preso em operação policial
Número 1 da facção CP cumpria pena em presídio federal pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e associação ao tráfico

Foto: Reprodução/Redes sociais
Apontado como um dos principais líderes da facção CP (Comando da Paz), Josevaldo Bandeira, o Val Bandeira, foi preso na manhã desta quarta-feira (14), durante a Operação Muralha, deflagrada por forças de segurança estaduais.
Outros oito envolvidos com ataques violentos, incêndios de veículos, tráfico, pichações e vandalismo foram presos. Um suspeito foi morto em confronto com os agentes, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública da Bahia).
As diligências ocorreram nos bairros do Lobato, Pirajá, Rio Sena, Nordeste de Amaralina e no presídio federal de Porto Velho (RO), onde Val Bandeira teve o mandado de prisão preventiva cumprido. Ele deve ser transferido para a capital baiana.
No bojo das ações, no dia 2 deste mês, no bairro de Rio Sena, Nelson Luiz Nascimento, o Pitico, entrou em confronto com os policiais e acabou ferido. Ele foi socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu.
Durante as buscas, foram apreendidas três armas de fogo, uma faca, munições de diversos calibres, carregadores, roupa camuflada, radiocomunicadores e porções de drogas.
Condenado por crimes como homicídio, tráfico de drogas e associação ao tráfico, Val tem atuação na venda de entorpecentes no Complexo do Nordeste de Amaralina. Número 1 do CP e considerado um dos maiores traficantes da Bahia, ele controlava as atividades ilícitas mesmo de dentro da cadeia, segundo a polícia.