SALVADOR


Trabalhadoras da Caixa convocam protesto contra ameaça de demissão em massa

Manifestação está prevista para quinta-feira (22), no bairro de Armação; mais de 4,5 mil telefonistas podem ser prejudicadas em todo o Brasil

Foto: Divulgação/SindlimpBA

 

Trabalhadoras que atuam como telefonistas para a Caixa Econômica Federal vão realizar um protesto, na próxima quinta-feira (22), em Salvador, para chamar a atenção contra a possibilidade de demissões em massa que estariam sendo realizadas pelo banco – em todo o país, mais de 4,5 mil pessoas podem ser afetadas.

Na capital baiana, o ato acontece em frente à Superintendência da Caixa, no bairro de Armação, a partir das 8h. Muitas delas estão há mais de 20 anos nas funções e temem pela perda dos empregos.

A decisão foi tomada em assembleia realizada na segunda-feira (19), com o movimento tendo o apoio por parte do SindlimpBA. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, Ana Angélica Rabello, um pedido de mediação será encaminhado ao Ministério Público do Trabalho (MPT) de forma imediata.

“Não tem como cruzar os braços para um absurdo desse. De repente as telefonistas vão ser mandadas embora sem o menor cabimento. O Sinttel do Rio de Janeiro entrou com uma medida administrativa e conseguiu a suspensão das demissões, mas a medida vence agora em 30 de maio”, salienta Ana Angélica.

Ainda conforme a dirigente, a demissão em massa, sem comunicação prévia ao Sinttel, como determina o Superior Tribunal Federal (STF), é inaceitável.

“Ela causa um enorme impacto para essas profissionais que há anos se dedicam ao atendimento na Caixa e prejudica também os clientes, que perdem o atendimento humanizado e eficiente”, completa.