SALVADOR


Temporal provoca ventos de 80 km/h e volume de chuva acima da média mensal em Salvador 

Em apenas duas horas, capital baiana registrou 110 mm de precipitação; Defesa Civil mantém alerta, mas nenhuma sirene foi acionada 

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Salvador enfrentou, na noite desta sexta-feira (21), um forte temporal que acumulou 110 milímetros de chuva em pouco mais de duas horas e registrou rajadas de vento que chegaram a 80 km/h. A capital está sob influência de uma nova frente fria que elevou o volume de chuva de novembro para acima da média climatológica do mês, que é de 108,2 mm, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal). 

“Ultrapassamos 110 mm em apenas duas horas. Foi muita chuva em um intervalo muito curto. O esperado para todo o mês era 108,2 mm. As equipes da Codesal e de todo o SMPDC estão atuando em toda a cidade, realizando vistorias e garantindo a segurança dos nossos munícipes”, afirmou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo. 

As rajadas de vento que chegaram a quase 80 km/h foram registradas na Barra, fenômeno incomum segundo o órgão. “Não temos nenhum outro registro recente nessa velocidade. Estamos atentos às possíveis quedas de vegetais e a destelhamentos”, completou Macedo. 

 Às 21h, Nova Brasília apresentava o maior acumulado de chuva do mês, com 292,6 mm, mais que o dobro do esperado. Na sequência, apareciam Arenoso (275,8 mm), São Marcos (261,6 mm), Rio Vermelho (260,2 mm) e Canabrava (260 mm). 

Até as 22h, a Codesal havia contabilizado 24 imóveis alagados e avaliados, 15 deslizamentos de terra, cinco desabamentos de muro, três quedas de árvores e outras oito ameaçando cair. Apesar do grande volume de água, não houve ocorrências graves e nenhuma sirene instalada em áreas de risco precisou ser acionada. 

Equipes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Salvador seguem nas ruas monitorando pontos críticos. Sosthenes reforçou que o alerta continua, já que novas pancadas de chuva podem atingir a cidade ainda nesta sexta-feira. “A tendência é que o tempo melhore a partir de sábado, e domingo seja mais tranquilo. Seguiremos em plantão 24 horas, todos os dias, inclusive no feriado”, destacou.