SALVADOR


SMS promove Dia D de vacinação contra gripe e Covid-19 em shoppings de Salvador neste sábado (20)

Ação busca ampliar acesso às vacinas em locais de grande circulação durante as festas de fim de ano

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

 

Com a chegada do verão e o aumento do fluxo de turistas e moradores nas ruas da capital, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) realiza neste sábado (20) um Dia D de Proteção contra a Gripe, com pontos de vacinação instalados em shoppings centers da cidade. A iniciativa também inclui a aplicação da vacina contra a Covid-19 para os grupos prioritários.

A estratégia aposta nos centros comerciais como espaços de oportunidade para ampliar a cobertura vacinal, aproveitando o intenso movimento típico do período natalino. A proposta é facilitar o acesso à imunização para pessoas que, por falta de tempo durante a semana, não conseguem ir às unidades de saúde.

Além de proteger contra a Influenza, a ação reforça a prevenção da Covid-19, especialmente entre públicos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades. A expectativa da SMS é reduzir a circulação de vírus respiratórios e evitar quadros graves, internações e óbitos em um período de maior aglomeração.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, a medida faz parte de um planejamento contínuo de vigilância em saúde. “Esse é um período em que Salvador vive uma dinâmica diferente, com grande circulação de pessoas, eventos, turismo e atividades ao ar livre. Nosso papel é nos anteciparmos, garantindo proteção à população e fortalecendo as medidas preventivas. A vacinação é uma estratégia segura, eficaz e fundamental nesse contexto”, afirmou.

A SMS informou ainda que, até o momento, não há registros em Salvador de casos suspeitos ou confirmados do subclado K da Influenza A (H3N2), identificado em outros estados. Mesmo assim, a secretaria reforça a importância de manter o esquema vacinal atualizado e lembra que a rede municipal conta com 162 salas de vacinação. Os shoppings participantes da ação serão divulgados nas redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador.