SALVADOR


Servidores públicos farão protesto em Salvador nesta terça, Dia do Servidor

Trabalhadores do INSS de Brotas reivindicam melhores condições de trabalho, salários dignos e alertam para riscos da PEC 32

Foto: Assessoria

 

Nesta terça-feira (28), Dia do Servidor Público, trabalhadores do INSS em Salvador vão promover um protesto em frente à sede do órgão, na Rua Ariston Betino de Carvalho, bairro de Brotas. A mobilização, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Sindprev-BA), começa às 6h e busca chamar atenção para a valorização da categoria, melhores condições de trabalho e manutenção de direitos.

O Sindprev-BA aponta que a PEC 32, proposta ainda durante o governo Bolsonaro e defendida por parlamentares de perfil neoliberal, representa ameaça aos direitos conquistados pelos servidores e ao funcionamento de serviços essenciais como saúde, educação e segurança. Entre os pontos criticados estão a possibilidade de terceirização e privatização de serviços, fim de concursos e carreiras de Estado, redução de salários e benefícios, além de riscos de perseguição política e demissões arbitrárias.

“O Estado brasileiro garantiu dignidade à pessoa humana e igualdade através do nosso SUS. Com a PEC 32, corremos sérios riscos de não termos mais nada disso”, afirma o coordenador do sindicato, Edivaldo Santa Rita. O sindicato reforça que a proposta comprometeria áreas fundamentais para a população, citando o papel do serviço público durante a pandemia de Covid-19 como exemplo de sua importância.

A mobilização encerra com um chamado à população: “Temos que estar nas ruas e mostrar quem são os parlamentares que querem extinguir o serviço público. Os brasileiros precisam conhecer os inimigos do SUS, da Educação, da Segurança, da Ciência e de todos os serviços que interferem diretamente no dia a dia da sociedade”, conclui o sindicato.