SALVADOR


Sedur remove quase de 38 mil peças publicitárias irregulares em Salvador

Os pontos mais críticos apontados pelo órgão são as regiões da Baixa de Quintas, Calçada, Uruguai e Paralela

Foto: Divulgação / Sedur

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Prefeitura de Salvador, removeu 37,8 mil peças publicitárias irregulares entre os meses de janeiro e julho na capital baiana. Cerca de 40 empresas e produtoras de eventos foram autuadas por colocarem propagandas e anúncios em muros, viadutos e postes de iluminação, locais proibidos por lei.

A ação do órgão tem o objetivo de coibir a propaganda irregular, combater a poluição visual e garantir uma cidade mais bonita e organizada para todos.

As vistorias e remoções acontecem semanalmente em diversas áreas da cidade. Segundo a Sedur, os pontos mais críticos são as regiões da Baixa de Quintas, Calçada, Uruguai e Paralela e entre os principais infratores estão as produtoras de eventos, agências de empréstimos e cartomantes.

“Os responsáveis por essas ações ilegais demonstram uma total falta de comprometimento com o bem-estar da nossa comunidade e com o respeito às normas estabelecidas. A Sedur vai continuar firme na fiscalização e na punição daqueles que insistirem em desrespeitar as regras”, afirma o diretor de fiscalização, Mateus Castro.

A ação está respaldada na Lei nº 9788/2024, que institui normas para a preservação do aspecto visual da cidade, proteção do patrimônio público e privado contra ações de vandalismo e abusos em publicidades e propagandas nos muros, paredes e afins do município. As infrações podem gerar multa de até R$ 10 mil.