SALVADOR


Secretário de Educação espera evitar nova greve de professores municipais após acordo com sindicato

Thiago Dantas afirma que negociações avançaram e prevê aprovação do projeto pela Câmara ainda nesta quarta-feira (24)

Foto: Lucas Franco/MundoBA

 

O secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, afirmou ter expectativa que o novo acordo firmado com APLB-Sindicato seja suficiente para evitar uma nova greve dos professores em Salvador. Ele disse ter discutido o tema na terça (23), em uma reunião com o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Muniz (PSDB), que deverá pautar a votação do plano de carreira dos docentes na tarde desta quarta (24).

“Participei de uma reunião ontem na Câmara e foi muito proveitosa. Discutimos todos os pontos que a APLB trouxe. O projeto que está para apreciação da Câmara retrata o que foi firmado”, disse o secretário durante a entrega de uma escola reformada no bairro de Cosme de Farias.

“A gente espera que sim [que a greve seja descartada]. Naturalmente que a assembleia [do sindicato] vai deliberar. O ponto principal é a avaliação do projeto. Acho que, com as negociações de ontem, esse encaminhamento por parte da Câmara vai ser superado”, acrescentou o secretário.

De acordo com Dantas, o novo acordo estabelece gratificações, novos fluxos de quadro de vagas que visam permitir níveis de promoções para os professores, entre outros pontos.

O presidente da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, esteve presente no encontro com o secretário de Educação e Muniz. Segundo o dirigente, uma nova paralisação será decretada caso o acordo não seja aprovado pelo Legislativo municipal.

Em maio deste ano, os professores da rede municipal deflagraram uma greve que durou 74 dias. Declarado ilegal pela Justiça, o movimento reivindicava o pagamento do piso nacional do magistério e apontava uma manobra de vereadores governistas para que a gestão Bruno Reis incorporasse gratificações fixas ao salário-base de profissionais.