SALVADOR


Santa Dulce dos Pobres ganhará memorial no bairro do Barbalho

Espaço que preservará história e obra religiosa será uma casa onde ela morou no centro antigo da capital

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira, ganhará mais um memorial em sua homenagem. O futuro espaço dedicado à preservação da história e obra religiosa será uma casa onde ela morou no Barbalho, bairro localizado no centro antigo de Salvador.

O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis durante uma missa que marcou a abertura da Festa de Santa Dulce. A cerimônia ocorreu no santuário no Largo de Roma e e batizado com o mesmo da nome da freira baiana que dedicou a vida ao acolhimento de pobres e doentes.

“Será mais um local para cultuar, celebrar a fé. Demos início ao processo de apropriação, estamos elaborando o projeto e, junto com as Obras Sociais, vamos ter lá mais um local de visitação, mais um local onde estarão todos os pertences de Santa Dulce, uma série de artigos que possam retratar toda a sua história”, disse Bruno Reis.

O prefeito não informou, porém, quando o memorial ficará pronto.

Sob o tema “Com Santa Dulce dos Pobres, Somos Peregrinos de Esperança”, a festa que celebra o legado da santa terá uma extensa programação até o dia 13 de agosto.

Haverá trezena, missas, quermesses, procissões, além de shows de Targino Gondim, Del Feliz, Adelmário Coelho e do padre Antônio Maria.

As apresentações serão concentradas na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma.