SALVADOR


Salvador terá clima instável e deve atingir média de chuva nos próximos 15 dias

Possibilidades de chuvas passageiras rondam os próximos dias até o fim de janeiro, mês que já acumula 43 milímetros de pluviosidade

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

 

A capital dos baianos deve passar por uma semana de instabilidade climática. Na manhã desta segunda-feira (19), Salvador amanheceu com tempo instável e com possibilidade de precipitações rápidas ao longo do dia. Segundo dados divulgados pelo Instituto Climatempo, as condições para os próximos 15 dias reúnem altas probabilidades de formação de arco-íris para o decorrer dos períodos. A previsão para o verão 2026 será de sol com pancadas de chuva passageiras.

Durante a madrugada é quando se concentram os maiores volumes de chuva, podendo chegar até 15 milímetros. O levantamento também detectou probabilidades altas de chuva para a maioria dos dias, variando entre 60% e 80% nas chances. Para aqueles que desejam sair, o melhor horário é pela manhã, já que as previsões indicam presença de sol entre nuvens.

A boa notícia é que, apesar do céu nublado, no fim de semana a previsão é de sol, com precipitações rápidas pela manhã e diminuição da nebulosidade pela tarde. De acordo com o instituto, essa combinação, que tem como característica mudanças rápidas no clima, contribui para aumentar as probabilidades de formação de arco-íris. Em Salvador, são esperados 68 milímetros de chuva para todo o mês de janeiro.

Conforme os estudos do instituto, um ponto de atenção são os ventos, que devem registrar entre 15 e 40 km/h. Até esta segunda-feira, já choveu 63% da média prevista para janeiro.