SALVADOR


Salvador sedia encontro nacional sobre os 20 anos da Lei dos Consórcios Públicos

Evento reúne gestores, autoridades e especialistas para discutir avanços, desafios e novas diretrizes da cooperação federativa

Foto: Secom/GOVBA

Salvador recebe nesta terça (18) e quarta-feira (19) o encontro “20 anos da Lei dos Consórcios Públicos: do Marco à Transformação”, reunindo gestores municipais e estaduais, além de representantes de consórcios, órgãos de controle, instituições como a Frente Nacional de Prefeitos e universidades de diferentes regiões do país, com o objetivo de discutir avanços e desafios da cooperação federativa. O evento acontece na sede da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Os dois dias de evento trazem discussões técnicas que envolvem experiências com resíduos sólidos, inovação em gestão pública e estratégias de fortalecimento de consórcios.

A programação traz o debate de diretrizes para o próximo ciclo de cooperação federativa com autoridades, parlamentares, dirigentes de consórcios, além de técnicos municipais e estaduais.

Na abertura, uma palestra com talk show abordou os 20 anos da legislação e a experiência brasileira. No período da tarde, acontecem diversos debates.

Para quarta, o evento promove á painéis sobre gestão consorciada de saúde, exposição de cases nacionais e espaços de articulação entre diferentes esferas da federação.

De acordo com Cícero Monteiro, assessor que representa o Governo do Estado na reunião, a Bahia é “destaque nacional na articulação entre municípios”.

“O estado saiu na frente na implementação da política territorial, com os primeiros consórcios interfederativos de saúde na gestão das policlínicas. Agora seguimos avançando nessa política integrada entre União, Estado e municípios. Também temos iniciativas importantes nas áreas de meio ambiente, manutenção de estradas e agricultura familiar”, disse Cícero.

O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), com apoio da FECBahia, Sebrae, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Embasa.