SALVADOR


Salvador registra avanço histórico em indicadores nacionais de assistência social

IDCRAS e ISCREAS da capital baiana apresentam crescimento significativo entre 2018 e 2024

Foto: Betto Jr / Secom PMS

 

A prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), anunciou resultados positivos em indicadores nacionais de monitoramento do Ministério do Desenvolvimento Social. Entre 2018 e 2024, o IDCRAS saltou de 2,29% para 4,17% e o IDCREAS passou de 3% para 4,72%, demonstrando avanço na qualidade dos serviços socioassistenciais.

De acordo com o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, a melhora reflete ações estratégicas da gestão, incluindo concursos públicos, reforma e construção de unidades-modelo de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados (Creas), além da reorganização de serviços e parcerias com o projeto Salvador Social e a Casa Civil.

“Foi uma conquista histórica, que prioritariamente ocorreu na gestão do prefeito Bruno Reis, levando em consideração que esses indicadores de desenvolvimento do SUAS [Sistema Único de Assistência Social] são mensurados a partir da avaliação de estruturas físicas, recursos humanos e os serviços ofertados”, ressaltou o secretário.

Nos últimos anos, a cidade entregou dezenas de unidades do Cras e Creas, abrangendo bairros como Bairro da Paz, Cajazeiras, Itapuã, Brotas, Federação, Valéria, Liberdade e Centro Histórico, além de requalificações em unidades já existentes, fortalecendo o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.

“É gratificante fazer parte dessa história, marcada por desafios e conquistas, que transformam de maneira significativa a realidade da população de Salvador”, acrescentou Júnior Magalhães, destacando o impacto direto desses investimentos no alcance e na efetividade das políticas públicas de assistência social.