SALVADOR


Salvador participa de estudos internacionais sobre migração climática e empregos verdes

Salvador participa de estudos internacionais sobre migração climática e empregos verdes

Foto: Winnie Alice

 

Salvador participou de dois estudos da rede global C40 Cities sobre migração climática e empregos verdes. Coordenadas pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), as pesquisas colocam a cidade como referência no Nordeste e no Brasil em políticas de desenvolvimento urbano sustentável.

No relatório “Panoramas urbanos futuros: projeções de migração climática nas cidades”, Salvador foi a única cidade nordestina convidada a integrar o estudo. A pesquisa analisa como as mudanças climáticas influenciam fluxos migratórios urbanos e alerta que, sem políticas públicas adequadas, esses movimentos podem agravar desigualdades sociais e territoriais.

O segundo relatório, apresentado na Semana do Clima de Nova York, projeta a criação de mais de 390 mil empregos verdes na cidade até 2040, com destaque para construção civil, transporte e gestão de resíduos. Iniciativas como o programa Salvador Solar, os projetos RODA e Recicla Capital e incentivos a cooperativas de reciclagem integram o planejamento da cidade para atender às demandas do mercado de trabalho sustentável.

O secretário Ivan Euler afirma que os empregos verdes representam uma oportunidade econômica. “Investir em empregos verdes é investir em um futuro mais justo, inovador e sustentável para Salvador. Estamos preparando a cidade não apenas para enfrentar os impactos climáticos, mas para prosperar diante deles, criando oportunidades, movimentando a economia e promovendo inclusão produtiva para milhares de pessoas”.