SALVADOR


Salvador é apontada como principal destino do Nordeste para eventos internacionais, mostra ranking

Ranking que traz Salvador como destaque em eventos internacionais foi divulgado na última terça-feira (20), na Alemanha

Foto: Igor Santos/Secom PMS

 

Salvador está em evidência quando o assunto são eventos internacionais dentro da Região Nordeste. Pelo menos é o que aponta o ranking mais recente da International Congress and Convention Association (ICCA), divulgado na última terça-feira (20), durante a feira IMEX, em Frankfurt, Alemanha.

No levantamento, a capital baiana aparece à frente das cidades de Maceió, Natal, Fortaleza e Recife, respectivamente, entre as nordestinas aferidas pela ICCA, considerada uma referência global no setor de eventos, avaliando anualmente as cidades que mais recebem congressos internacionais.

“Estamos trabalhando para avançar ainda mais, criando estratégias visando melhorar o posicionamento da nossa cidade, investindo em inteligência, porque entendemos a importância do turismo de negócios para a geração de emprego, renda e movimentação da nossa economia”, disse vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Ana Paula Matos.

A titular da pasta celebrou o reconhecimento e ressaltou o empenho da gestão municipal em fortalecer a infraestrutura e a promoção do turismo de negócios.

“Salvador já é líder absoluta no Nordeste nesse setor e temos a convicção de que, com o trabalho que estamos fazendo, com as sementes que estamos plantando, a nossa cidade, em breve, vai se consolidar como uma das líderes em todo o país”, completou.

O diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, também ressaltou o movimento feito pela gestão municipal para impulsionar o turismo de negócios.

“Mais um indicativo que mostra que vem sendo bem feito o trabalho de posicionamento da cidade, não só divulgando o destino para todos que fazem os maiores eventos internacionais, mas também como foi acertada decisão de construção do nosso Centro de Convenções grande responsável por impulsionar a cidade de Salvador na área corporativa”, salientou.

Entre os atores do trade turístico, o presidente da Salvador Destination, Glicério Lemos, reforçou que a capital baiana dispõe de todos os atrativos para crescer ainda mais nesse segmento.

“Salvador conta com uma estrutura aeroportuária moderna, rede hoteleira diversificada, um centro de convenções de ponta, além da riqueza histórica e cultural que encanta os visitantes. Nossa cidade está revitalizada e preparada para avançar no mercado nacional e internacional”, disse.

Perspectivas

Para chamar ainda mais a atenção dos empresários do setor do turismo no sentido de atrair mais eventos internacionais para a capital baiana, a Prefeitura cogita a construção de novos equipamentos.

Um exemplo é o novo Centro de Convenções no Centro Histórico, com capacidade para 4 mil pessoas. O equipamento seria erguido na área da subestação da Coelba, que fica no subsolo da Prefeitura, na Praça Municipal. Além da subestação, o equipamento também deve utilizar a área de estacionamento do prédio onde está localizada a prefeitura de Salvador.

“A expectativa da gestão é de que, com a construção de mais um centro de convenções e de mais pólos que possam abrigar eventos corporativos, a exemplo de um Centro de Cultura no complexo do Mané Dendê, no Subúrbio Ferroviário, Salvador se consolide, daqui a alguns anos, como uma das principais referências em turismo corporativo em todo o Brasil”, prevê Gegê Magalhães.